A NOSSA HISTÓRIA

Fatos que marcaram o JPSul e o mundo: clique nos botões abaixo e confira depoimentos, acontecimentos e pessoas que fizeram parte da nossa história.

1994
 
 
A morte de Ayrton Senna no GP de San Marino, em 1º de maio, comove o Brasil. Dois meses depois o Real entra em circulação, pouco antes da seleção brasileira conquistar o inédito tetracampeonato da Copa do Mundo ao vencer a Itália nos pênaltis. Em outubro, Fernando Henrique Cardoso é eleito presidente do Brasil. A Europa se une com a abertura do Eurotúnel, conectando França e Inglaterra, e a presença da Suécia na União Europeia.
1995
 
 
O ano de 1995 começou com a posse de Fernando Henrique no Brasil. Em março, grande mudança: aprovado o Acordo de Schengen, que garante a livre circulação de pessoas pelos países europeus signatários. A rede mundial de computadores chega de vez no Brasil em maio, com o início da operação comercial da internet no país, e o lançamento do Windows 95, em agosto, começa uma revolução nos computadores pessoais.
1996
 
 
Logo em janeiro de 1996 uma matéria do Fantástico torna o ET de Varginha parte do imaginário nacional. Os celulares começam a ganhar fama com o lançamento do StarTAC, da Motorola, e em julho e agosto o mundo inteiro parou para assistir às Olimpíadas de Atlanta. Mas quem teve um ano cheio foi a ciência: além do nascimento da ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado de uma célula adulta, a sonda Galileu enviou dados indicando a possibilidade de água nas luas de Júpiter.
1997
 
 
No dia 8 de junho o Brasil deixou as chuteiras de lado para ver Guga conquistar o título de Roland Garros (que ele conquistaria mais duas vezes). Menos de um mês depois, Harry Potter e a Pedra Filosofal era lançado, dando início a um fenômeno que dura até hoje. O ano também ficou marcado pela morte da Princesa Diana, em agosto, a devolução de Hong Kong à China, marcando o fim do Império Britânico, e o Protocolo de Kyoto, assinado por 55 países em dezembro..
1998
 
 
No dia 2 de março, a sonda Galileo enviou dados que indicavam a existência de um oceano líquido debaixo da crosta de gelo da Europa, lua que orbita ao redor de Júpiter. Em julho, a seleção brasileira viu o Penta escapar após levar 3 a 0 da França na final da Copa do Mundo. Uma revolução tecnológica começou em setembro, quando Larry Page e Sergey Brin fundaram um sistema de buscas chamado Google.

Em outubro, o Brasil realizou sua terceira eleição após a Constituição de 1998, com Fernando Henrique Cardoso sendo reeleito presidente no primeiro turno. No mesmo mês, José Saramago se tornou o primeiro escritor de língua portuguesa a receber o Nobel de Literatura. Um dos eventos com maior importância histórica aconteceu no dia 16 de outubro, quando o ex-ditador chileno Augusto Pinochet foi preso no Reino Unido, aos 82 anos.

1999
 
 
O ano começou com a posse de Fernando Henrique Cardoso em 1º de janeiro, que dava início ao seu segundo mandato como presidente da República. No mesmo dia, o Euro foi lançado como a moeda única da Europa (com exceção de alguns países), tornando-se mais valioso que o dólar. Em março, dois balonistas europeus, um suíço e um inglês, se tornaram as primeiras pessoas a completarem uma volta ao mundo de balão.

O mês de maio foi o palco de um grande retorno artístico: após 22 anos de restauração, a obra A Última Ceia, de Leonardo DaVinci, voltou a ser exposta em Milão, na Itália. O ano terminou com os Estados Unidos passando o controle do Canal do Panamá ao próprio Panamá, promovendo uma grande mudança em uma das travessias mais importantes do comércio mundial.

2000
 
 
O início do ano foi marcado pela preocupação com o bug do milênio, que acabou tendo um impacto mínimo nos sistemas eletrônicos. Em junho, cientistas da Grã-Bretanha anunciaram o primeiro rascunho da sequência completa do genoma humano, um grande passo em direção a uma das maiores conquistas da ciência. No dia 31 de outubro, o lançamento da nave Soyuz TM-31 levou a primeira tripulação da ISS, ocupada por diferentes equipes desde então – o dia 30 de outubro de 2000 foi a última data sem presença humana no espaço.

Em março, a Sony lançou o Playstation 2, que se tornou um sucesso de vendas e também um marco cultural. O mês de agosto viu nascer mais um fenômeno cultural, o desenho Dora, a Aventureira, que encantou crianças do mundo inteiro.

2001
 
 
No dia 15 de janeiro, o lançamento da Wikipédia deu ao mundo a sua mais famosa enciclopédia digital. Em abril, a Comissão dos Direitos Humanos da ONU aprovou a resolução brasileira para o acesso da população mais humilde aos medicamentos, o que resultou na quebra de patente de remédios contra a AIDS.

O novo Código Civil Brasileiro foi aprovado no mês de agosto, com mudanças na maioridade civil, personalidade jurídica, casamento e mais. No dia 11 de setembro, o mundo viu assustado um ataque terrorista destruir as torres do World Trade Center e uma parte do Pentágono, além de derrubar um avião em um campo aberto na Pensilvânia, tragédia que custou a vida de milhares de pessoas e mudou o panorama político do mundo. Em novembro, uma empresa de Massachusetts divulgou a criação do primeiro clone humano.

2002
 
 
O ano de 2002 foi celebrado pela ONU como o Ano Internacional do Ecoturismo, colocando o cuidado ao meio-ambiente ainda mais em pauta. No dia 30 de julho, o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0 em Yokohama, no Japão, tornando-se o primeiro país pentacampeão da Copa do Mundo.
Em setembro, a Suíça se tornou o 190º país membro da ONU, assumindo a posição após ter recusado o convite para fazer parte da organização em 1986. No mês de outubro, as eleições brasileiras (realizadas nos dias 6 e 27) ficaram marcadas pela vitória de Lula, que conquistou o cargo de presidente da República pela primeira vez.
2003
 
 
Em 20 de março, os Estados Unidos, engajados em uma guerra global contra o terrorismo após os ataques de 11 de Setembro, iniciaram uma ofensiva militar no Iraque (que só terminaria 8 anos depois). No dia 14 de abril, o mundo testemunhou uma gigantesca conquista médica e científica: a conclusão do Projeto Genoma Humano, que conseguiu sequenciar 99% do DNA humano a uma precisão de 99%, resultando em medicamentos mais potentes e uma compreensão melhor das doenças.
O mês de agosto viu Marte chegar à menor distância da Terra em 60 mil anos: 55,768.006 km – a última vez que o planeta vermelho ficou tão perto foi em 57.617 a.C. e a próxima será em 28 de agosto de 2287. No dia 15 de outubro, a China lançou sua primeira missão tripulada ao espaço com a nave Shenzhou 5, tornando-se uma nova potência espacial.
2004
 
 
No dia 24 de janeiro, um programador do Google criou a rede social Orkut, que viria a se tornar fenômeno no Brasil com mais de trinta milhões de usuários. Em 4 de fevereiro, Mark Zuckerberg lança o Facebook ao lado de outros colegas de Harvard, dando início à trajetória bilionária da rede social.
O mês de maio viu a União Europeia crescer ainda mais com a chegada de República Checa, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta e Polônia à organização. Em agosto, começam as Olimpíadas de Atenas, na Grécia, que havia sido sede dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896. A tabela periódica ganhou um novo elemento no dia 1 de novembro, data em que o roentgênio foi oficialmente aprovado pela UIPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada). No mês de dezembro, um terremoto na Costa de Sumatra, na Indonésia, provocou tsunamis com ondas de até trinta metros e se tornou um dos desastres naturais mais letais da história – além de ser o terceiro maior terremoto já registrado em um sismógrafo, o evento teve a maior duração já observada (entre 8,3 e 10 minutos), fez o planeta inteiro vibrar em um centímetro e alterou a posição do Polo Norte.
2005
 
 
No dia 14 de fevereiro, nascia uma sensação: o YouTube, criado por três ex-funcionários do PayPal (embora o primeiro vídeo, Me at the Zoo, só tenha sido postado no dia 23 de abril). Em 6 de junho, uma reportagem da Folha de São Paulo denuncia a existência do Mensalão e provoca uma enorme crise política.
O terrorismo voltou a assustar o mundo em 7 de julho, quando um ataque coordenado detonou quatro bombas no transporte público de Londres (três no metrô e uma no ônibus). No dia 22 de novembro, Angela Merkel foi eleita chanceler da Alemanha e se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo, que mantém até hoje. Em 30 de novembro, um hospital francês realizou o primeiro transplante de rosto do mundo.
2006
 
 
Em 15 de janeiro, Michelle Bachelet venceu as eleições chilenas no segundo turno e foi a primeira mulher a assumir um cargo de presidência na América Latina. No dia 19 do mesmo mês, a NASA lançou a New Horizons, sua primeira missão direcionada para Plutão. O Brasil chegou ao espaço em 30 de março, quando o astronauta Marcos Pontes embarcou para a Estação Espacial Internacional (ISS) e se tornou o primeiro brasileiro a entrar em órbita.
Realizada na Alemanha, a Copa do Mundo de 2006 viu a Itália se sagrar tetracampeã após vencer a França nos pênaltis em 9 de julho. No dia 15 de julho, era lançado o Twitter, uma das redes sociais mais famosas e utilizadas desde então.
O Sistema Solar revelou uma nova descoberta em 24 de agosto, quando Plutão deixou de ser reconhecido oficialmente como um planeta pela União Astronômica Federal. No dia 29 de outubro, Lula venceu o segundo turno das eleições e garantiu um segundo mandato como presidente do Brasil.
2007
 
 
O ano começou com a adesão oficial da Bulgária e Romênia à União Europeia, realizada no dia 1 de janeiro. Em 25 de maio, o Google lançou o Google Street View, uma ferramenta de visualização que mapeou boa parte das ruas e localidades do planeta.
O dia 29 de junho marcou o lançamento do primeiro iPhone, que se tornou um fenômeno de vendas e um dos dispositivos eletrônicos mais relevantes da revolução digital. Em 8 de novembro, a Petrobras anunciou a descoberta de uma bacia gigante de petróleo e gás no litoral de Santos, transformando o Brasil em uma nação exportadora de petróleo.
2008
 
 
No dia 19 de fevereiro, Fidel Castro renunciou de vez à presidência e o comando das forças armadas em Cuba, posição que ocupava desde 1959. Entre os dias 8 e 24 de agosto, os Jogos Olímpicos de Pequim consagraram a China ao topo do quadro de medalhas, tornando-se o primeiro país asiático campeão dos Jogos Olímpicos.
O dia 2 de setembro viu o lançamento do navegador Google Chrome, que atualmente é o mais utilizado do mundo (possui mais de 50% do mercado). Em 10 de setembro, o Grande Colisor de Hádrons, maior acelerador de partículas do mundo, entra em funcionamento perto de Genebra, na Suíça. No dia 15 de setembro, o banco americano Lehman Brothers pede falência e ocasiona a maior queda nas bolsas de valores americanas desde 11 de setembro – a decisão é mais um dos resultados da crise das hipotecas que começou em 2007 e resultou na maior crise financeira mundial desde 1929.
Em 23 de setembro o Google lança o sistema operacional Android, que hoje em dia está presente na grande maioria dos smartphones. No dia 4 de novembro, o senador Barack Obama é eleito presidente dos Estados Unidos e se torna o primeiro negro a assumir o cargo.
2009
 
 
Em 14 de janeiro, o PIB da China ultrapassou o da Alemanha, tornando o país asiático a terceira maior economia do mundo (atrás apenas de EUA e Japão). No dia 2 de abril, o G20 anuncia uma injeção de um trilhão de dólares na economia mundial para ajudar a conter a crise financeira mundial.
A UNESCO lançou, em 21 de abril, a Biblioteca Digital Mundial, disponibilizando milhares de documentos em diversas línguas para ajudar a compreender melhor as culturas do mundo. No dia 23 de julho, especialistas da Fundação Internacional Mozart anunciaram a descoberta de duas composições inéditas para piano de autoria de Wolfgang Amadeus Mozart.
O dia 1º de dezembro viu o Tratado de Lisboa entrar em vigor, realizando diversas mudanças na organização da União Europeia. Em 10 de dezembro, estreia o filme Avatar, dirigido por James Cameron, que até hoje é a maior bilheteria da história do cinema.
2010
 
 
O ano começou com a inauguração do Burj Khalifa, a estrutura mais alta construída pelo homem, no dia 4 de janeiro. Em 7 de março, a diretora Kathryn Bigelow se tornou a primeira mulher a receber o Oscar de Melhor Direção (venceu pelo filme Guerra ao Terror). No dia 20 de abril, uma explosão em uma plataforma de petróleo da Deepwater Horizon resultou em um dos maiores desastres ambientais da história dos Estados Unidos.
Em 8 de julho, o piloto suíço Andre Borschberg completou a primeira volta ao mundo usando um avião à base de energia solar. A Copa do Mundo de 2010, que havia começado no dia 11 de junho, terminou em 11 de julho com a Espanha vencendo pela primeira vez.
No dia 5 de agosto, trinta e três mineiros chilenos ficaram presos após um acidente na Mina San José (foram todos resgatados em 13 de outubro). O segundo turno das eleições presidenciais brasileiras foi realizado no dia 31 de outubro, terminando com a vitória de Dilma Roussef, primeira mulher a assumir a presidência do país. Em 29 de novembro, o IBGE divulgou os dados do censo 2010, apontando a população brasileira em 190.732.694 habitantes.
2011
 
 
Em 11 de fevereiro, o ditador egípcio Hosni Mubarak renunciou após passar trinta anos no poder, marcando um dos momentos mais simbólicos da Primavera Árabe. No dia 11 de março, um terremoto 9.0 na escala Richter atingiu o Japão, provocando tsunamis, deixando mais de quinze mil mortos e colocando o país em um dos maiores acidentes nucleares da história, quando os reatores da Usina de Fukushima foram danificados e a central da usina sofreu uma explosão.
Em 1 de maio, o presidente Barack Obama anunciou que Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda, foi morto por tropas americanas no Paquistão. O dia 31 de outubro foi escolhido pelas Nações Unidas como a data simbólica onde a população do planeta chegou a sete bilhões de pessoas. Em 26 de novembro, a NASA lançou a sonda Curiosity, que pousou em marte para analisar a atmosfera, o solo e outras características do planeta.
2012
 
 
No dia 22 de janeiro, a Croácia decidiu se juntar à União Europeia. Quatro dias depois, a sonda Kepler, um observatório espacial projetado pela NASA, descobriu 26 planetas fora do Sistema Solar. Mas a grande conquista da agência espacial americana no ano de 2012 ainda levaria alguns meses para chegar: em 6 de agosto, a sonda Curiosity pousou em Marte, iniciando um trabalho de análise e reconhecimento do planeta que gerou diversas informações importantes aos cientistas.
Durante o mês de junho foi realizada a Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Já no final de julho aconteceu a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão 2012, em Londres, que se estenderam por duas semanas e terminaram com os Estados Unidos na primeira posição do quadro de medalhas.
2013
 
 
No dia 18 de janeiro, cientistas do Reino Unido descobriram a Huge-LQG, que, medindo 1,6 bilhão de anos-luz, é a maior estrutura já vista no universo.
Em 13 de março, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio torna-se o Papa Francisco, após a renúncia de Bento XVI.
No início de junho, protestos contra o aumento das tarifas de ônibus em São Paulo se espalham por todo o Brasil e passam a apoiar diversas outras reivindicações. Em 9 de junho, Edward Snowden denuncia um esquema de espionagem realizado pelo governo americano em sistemas de comunicação do mundo todo.
O dia 17 de junho viu os protestos no Brasil reunir centenas de milhares de pessoas nas ruas em diversas cidades, incluindo Brasília, onde manifestantes subiram no teto do Congresso Nacional.
No dia 5 de dezembro, morreu Nelson Mandela, político e líder contra o apartheid (seu funeral reuniu grandes personalidades do mundo inteiro).
2014
 
 
No dia 17 de março, teve início a Operação Lava-Jato, revelando um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões de reais em propinas. Um mês depois, em 17 de abril, a NASA descobriu o Kepler-186f, o primeiro planeta potencialmente habitável (localizado a 500 anos-luz da Terra).
Em 22 de abril, o Senado aprovou o projeto do Marco Civil da Internet, que regula o uso da internet no país por meio de princípios, garantias, direitos e deveres. No dia 12 de junho teve início a Copa do Mundo, realizada pela segunda vez no Brasil. O torneio foi marcado pela derrota brasileira para a Alemanha por 7 a 1 nas semifinais, em partida realizada em 8 de julho.
2015
 
 
Em 11 de abril, Barack Obama e Raúl Castro realizaram um encontro histórico na 7ª Cúpula das Américas, realizada no Panamá, buscando o fim do embargo entre EUA e Cuba. No dia 29 do mesmo mês, a Organização Mundial da Saúde declarou que a rubéola havia sido eliminada das Américas.
Em 29 de julho, a Microsoft lançou o Windows 10, versão mais recente do famoso sistema operacional.
Com 63 anos e 217 dias de reinado, no dia 9 de setembro a rainha Elizabeth II se tornou a monarca com o maior reinado na história britânica. A NASA anunciou, em 28 de setembro, a descoberta de água líquida no planeta Marte. No dia 5 de novembro, o rompimento da barragem em Mariana provocou o maior desastre ambiental da história do Brasil.
2016
Logo no dia 1º de janeiro o Acordo Ortográfico de 1990, que estava em período de transição desde 2009, entrou em vigor no Brasil. Em 21 de março, Barack Obama fez uma visita histórica a Cuba. No dia 3 de abril, a publicação de um grupo de documentos chamados de Panama Papers revelou um escândalo de evasão fiscal global.
Em 17 de abril a Câmara dos Deputados decidiu dar continuidade ao processo de impeachment da presidente Dilma Roussef. No dia 24 de junho, o Reino Unido decidiu sair da União Europeia em um referendo histórico.
Entre 5 e 21 de agosto o Rio de Janeiro foi sede dos Jogos Olímpicos de 2016, marcando a primeira vez que um país da América do Sul abriga o evento. No dia 31 de agosto a presidente Dilma Rousseff foi definitivamente afastada do cargo, sendo substituída por Michel Temer (que já estava atuando em caráter provisório).
Em 8 de novembro, a eleição presidencial americana elegeu Donald Trump como o 45º presidente dos EUA.
2017

Conteúdo em construção.

2018

Conteúdo em construção.